Renato Santos

Renato Santos

Renato Santos

Sponsor Member

Brazil

Phone:

6137034703

Email:

renato@renatosantos.com

Sobre Renato Santos

Renato Santos é palestrante e consultor com atuação internacional. Trabalha há 22 anos com o SEBRAE, desenvolvendo soluções de consultoria e treinamento aplicadas em todo o Brasil – são mais de 17 mil horas de experiência na formação de empreendedores e empresários. Colabora também com organizações como CNI, BNDES, IEL e outras. No exterior, é consultor e palestrante da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), da International Finance Corporation (IFC) e do Banco Mundial.

É coautor da atual versão do Empretec, principal programa de formação de empresários em todo o mundo, desenvolvido pela ONU – atualmente em aplicação no Brasil e em outros 37 países, com mais de 340.000 empreendedores impactados. O próprio consultor atuou na negociação e implantação do Empretec em 14 países da América, Europa, África, Ásia e Oriente Médio (incluindo BRICS). Em 2016, dedica-se à instalação de centros Empretec na Rússia e Arábia Saudita, com conclusão prevista para este ano.

Administrador de empresas com MD em Finanças e MBA em Marketing, Renato é autor de livros sobre análise de mercado e empreendedorismo. Um dos diferenciais do consultor é sua experiência empreendedora: em Brasília, onde construiu sua carreira, é sócio de empresas nas áreas de logística e alimentação, além de membro de conselhos de administração de empresas do setor de tecnologia. Em São Paulo, onde reside, é sócio e diretor executivo de empresa no segmento de medicina e saúde.

Em 2011, Renato participou do programa “O Aprendiz”, da Rede Record, comentando as tarefas da oitava temporada. Em 2012, atuou como comentarista empresarial no Programa “Hoje em Dia”, na mesma rede. E em 2013 e 2014, foi conselheiro do apresentador Roberto Justus ao lado do executivo Walter Longo (2013) e do dramaturgo Cacá Rosset (2014), durante a nona e décima temporadas de “O Aprendiz”.

Desde Maio de 2013, Renato também pode ser acompanhado às quartas, quintas e sextas-feiras nas rádios CBN, Band News e Jovem Pan SP, onde dá orientações e responde a perguntas dos empresários ouvintes do “Minuto SEBRAE”.